Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS VINICIUS RAMOS AFONSO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCOS VINICIUS RAMOS AFONSO
DATA: 16/12/2022
LOCAL: Online

Uso da gamificação e da aprendizagem baseada em casos no ensino de fisiologia endócrina em cursos de medicina veterinária

Avaliação Educacional, Ensino, Educação em Veterinária, Fisiologia Animal.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária

O estudo da fisiologia endócrina faz parte da matriz curricular de diversos cursos da área saúde humana e animal. Entretanto, a compreensão e memorização dos nomes e funções dos diversos hormônios e mensageiros químicos envolvidos na sinalização celular, incluindo os respectivos receptores e mecanismos desencadeados em cada órgão alvo, fazem com que o estudo deste componente curricular se torne difícil para muitos estudantes. Nesse contexto, o uso de metodologias ativas de ensino tem se mostrado promissoras na facilitação desse processo, em razão de proporcionarem atividades dinâmicas e interativas focadas no estudante. O presente projeto tem como objetivo avaliar a efetividade da utilização das metodologias de gamificação e aprendizagem baseada em casos envolvendo o conteúdo de fisiologia endócrina, em discentes de cursos de medicina veterinária. Inicialmente, serão selecionados 144 estudantes matriculados em disciplinas de Fisiologia Veterinária, provenientes de cursos de dois cursos de graduação em medicina veterinária (n=36/curso) e que ainda não tiveram contato com o conteúdo de fisiologia endócrina. Os participantes responderão à um pré-teste para avaliar o nível de conhecimento prévio. À partir dos resultados, os estudantes serão distribuídos em três grupos pareados em relação ao desempenho no pré-teste: Grupo 1: controle – estudantes que participarão somente das atividades letivas formais de seu curso de graduação; Grupo 2: Gamificação – estudantes que participarão de sessões envolvendo jogo de tabuleiro além das aulas formais de seu curso de graduação; e Grupo 3: Aprendizagem baseada em casos– estudantes que participarão de sessões envolvendo resolução de casos clínicos além das aulas formais de seu curso de graduação. Posteriormente à realização das respectivas aulas e sessões de metodologias ativas experimentais, serão aplicados questionários para avaliar o desempenho acadêmico (contendo as mesmas questões do pré-teste misturadas a novas questões), o nível de satisfação dos discentes acerca das respectivas metodologias, estratégias de aprendizado, bem como avaliação dos níveis de ansiedade traço e estado. Para análise dos dados será utilizado do teste de Friedman para avaliar o desempenho dos estudantes em cada grupo e o teste de Kruskal-Wallis para comparação entre os grupos. Para análise da satisfação e estratégias de aprendizado será utilizado os testes de Wilcoxone e Mann-Whitney a 5% de significância. A avaliação da ansiedade traço e estado será comparada pelo teste de Kruskal-Wallis entre os grupos e Friedman em diferentes momentos no grupo.

Presidente - LUCIANO JOSE PEREIRA (Membro)
Externo à Instituição - LUCIANA CREPALDI LUNKES - UNILAVRAS (Membro)
Externo à Instituição - GRAZIELLE CAROLINE DA SILVA - UNILAVRAS (Suplente)
Externo ao Programa - DEBORA RIBEIRO ORLANDO - FCS (Membro)