Banca de DEFESA: ESTERLIN RAFAEL MORENO ORTEGA

DISCENTE: ESTERLIN RAFAEL MORENO ORTEGA
DATA: 05/12/2022
LOCAL: On-line

Eficiência reprodutiva e comportamento durante a expressão de estro de vacas Holandesas de alta produção em sistema “Compost Barn Tunel de Vento

Comportamento estral, Bem-estar animal, Sistema compost-barn.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
SUBÁREA: Reprodução Animal
ESPECIALIDADE: Inseminação Artificial Animal

O comportamento do estro e a eficiência reprodutiva são afetados por múltiplos fatores, como estresse térmico por calor, alta produção, instalações, saúde, dentre outros, que acabam comprometendo a fertilidade das vacas e sua permanência no rebanho. Os sistemas Compost Barn Tunel de Vento surgem como uma alternativa para melhorar tanto o bem-estar quanto a produtividade de vacas de alta produção, por proporcionarem maior conforto aos animais. Este trabalho tem como objetivos estudar o comportamento estral de vacas leiteiras alojadas no sistema Compost Barn Tunel de Vento, e sua eficiência reprodutiva. Foram utilizadas 35 vacas da raça Holandesa, primíparas e multíparas, submetidas ao protocolo de inseminação artificial em tempo fixo (IATF). A coleta de dados comportamentais foi realizada pela detecção visual e por métodos auxiliares que incluem video-câmeras, coleira eletrônica e bastão marcador a partir da remoção do dispositivo intravaginal de progesterona (DIB) até o fim do estro. O número de montas recebidas e dos comportamentos secundários do estro (tentar montar por trás, lamber, pressionar a mandíbula no dorso, tentar montar por frente e cabeça com cabeça) foram registrados. O índice de temperatura e umidade (ITU) foi registrado diariamente por meio de quatro sensores fixos localizados dentro do galpão, e a velocidade do vento foi registrada por três dias seguidos a partir do dia de retirada do DIB nos horários da manhã (8h00) e à tarde (14h00). A temperatura e a umidade da cama foram avaliadas a cada 15 dias e a produção de leite a cada 10 dias durante as três ordenhas diárias. A temperatura retal (TR) e a frequência respiratória (FR) foram avaliadas duas vezes ao dia a partir da retirada do DIB nos horários da manhã (8h00) e da tarde (14h00) até o fim do estro. Foram avaliados a duração (intervalo entre a primeira e a última aceitação de monta) e a intensidade do estro (número de montas recebidas e de comportamentos secundários realizados) ao longo do dia. Os fatores ambientais e fisiológicos que potencilamente afetam a expressão comportamental do estro foram analisados por meio de regressão stepwise. Correlações de Pearson foram calculadas entre as variáveis estudadas. A duração do estro por observação visual/câmera foi de 12,82 ± 1,63 h, com mínimo de 10,18 h e máximo de 16,42 h. A intensidade do estro, caracterizada pelo número de montas recebidas, foi de 37,9 ±6,74 aceitações por vaca, com mínimo de 13 e máximo de 48  aceitações. As vacas apresentaram temperatura retal no dia do estro de 38,8 ± 0,31 e frequência respiratória de 50,4 ± 4,4. Em relação às variáveis ambientais no dia do estro, a velocidade do vento dentro do galpão foi de 2,05 ± 0,08 m/s, o ITU foi de 63,99 ± 3,15, a umidade e a temperatura da cama foram de 50,10 ± 0,29% e 50,33 °C respectivamente.  Ao aplicar a regressão de stepwise, verificamos que as variáveis mais determinantes na expressão do estro foram a velocidade do vento e umidade da cama. Conclui-se que o estro de vacas leiteiras em sistema compost barn é caracterizado por alta intensidade, provavelmente devido às condições ambientais controladas no sistema, com ausência de estresse térmico por calor. A velocidade do vento e a umidade da cama foram as variáveis mais relacionadas ao comportamento de estro, sugerindo que o manejo adequado do sistema compost barn é necessário para a manifestação de estro.

Externo ao Programa - RENATO RIBEIRO DE LIMA - DES/ICET (Membro)
Presidente - NADJA GOMES ALVES (Membro)
Externo à Instituição - MARIA DE FÁTIMA ÁVILA PIRES - EMBRAPA (Membro)
Externo à Instituição - LUIZ GUSTAVO BRUNO SIQUEIRA - EMBRAPA (Membro)