INTEGRAÇÃO PK/PD NA MEDICINA VETERINÁRIA: DETERMINAÇÃO DE DOSES INTRAMUSCULAR DE CLOXACILINA SÓDICA PARA INFECÇÕES CAUSADAS POR Staphylococcus spp EM CAPRINOS
antibioticoterapia, integração farmacocinética/farmacodinâmica, linfadenite caseosa, penicilina, farmacometria
A modelagem farmacocinética/farmacodinâmica (PK/PD) é uma ferramenta utilizada no processo de desenvolvimento de fármacos para a seleção de regimes de dosagens para uso em ensaios clínicos. Esta abordagem é um processo iterativo que reúne experimentos in vitro e in vivo, modelos PK populacionais e simulações in silico para determinar/otimizar regimes de dosagem. Com a emergência da resistência antimicrobiana (AMR), esta ferramenta passou a ser utilizada também para otimização de regimes de doses dos medicamentos disponíveis no mercado. No Brasil essa estratégia de ajuste de regimes de dosagem para fármacos disponíveis no mercado ainda não foi adotada na medicina veterinária. Assim, este trabalho tem como objetivos elucidar aspectos da modelagem PK/PD na seleção e otimização de regimes de dosagens para antimicrobianos na medicina veterinária e apresentar nosso estudo, o qual utilizou a integração PK/PD para definição de protocolos terapêuticos de cloxacilina sódica para o tratamento sistêmico de infecções por Staphylococcus spp. em caprinos. Este grupo de pesquisa é o primeiro a trabalhar com farmacometria na medicina veterinária no Brasil, sendo este, um dos primeiros trabalhos com essa metodologia na veterinária no país.
Palavras-chave: antibioticoterapia, integração farmacocinética/farmacodinâmica, farmacometria, penicilinas, resistência antimicrobiana.