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Banca de DEFESA: MARCOS VINICIUS RAMOS AFONSO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCOS VINICIUS RAMOS AFONSO
DATA: 24/02/2023
HORA: 08:30
LOCAL: UFLA
TÍTULO:

USO DA GAMIFICAÇÃO E DA APRENDIZAGEM BASEADA EM CASOS NO ENSINO DE FISIOLOGIA ENDÓCRINA EM

CURSOS DE MEDICINA VETERINÁRIA


PALAVRAS-CHAVES:

Ansiedade, Avaliação Educacional, Ensino, Educação em Veterinária, Endocrinologia


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
RESUMO:

A fisiologia endócrina é considerada um tema complexo e de difícil compreensão pelos
estudantes da grande área de Ciências da Vida. Nesse contexto, a aplicação de métodos
didáticos mais interativos e centrados no estudante tem surgido como ferramentas capazes de
melhorar a aprendizagem e o desempenho acadêmico. Dentre os diversos métodos existentes,
a gamificação (uso de jogos) e a aprendizagem baseada em casos (Case-based learning) são
metodologias ativas muito utilizadas pelo seu potencial de motivação e maior proximidade
com a realidade do estudante moderno. Desta forma, objetivou-se nesse estudo avaliar a
efetividade didática suplementar da gamificação e da aprendizagem baseada em casos em
estudantes de cursos de graduação em medicina veterinária. Participaram estudantes de duas
instituições de ensino privadas, matriculados na disciplina de fisiologia veterinária.
Inicialmente os voluntários foram submetidos a um questionário de pré-teste com dez
questões sobre a fisiologia endócrina para determinação do nível de conhecimento prévio.
Posteriormente, os estudantes foram distribuídos em três grupos pareados pelo desempenho
no pré-teste (de acordo com o número de acertos): 1) aula tradicional + monitoria, 2) aula
tradicional + gamificação e 3) aula tradicional + aprendizagem baseada em casos. Após a
realização das atividades inerentes a cada grupo, o desempenho dos estudantes foi novamente
avaliado por meio de questionário contendo as mesmas questões do pré-teste distribuídas
aleatoriamente entre outras dez questões adicionais. A percepção e satisfação dos discentes
sobre as metodologias empregadas bem como as estratégias de aprendizagem utilizadas foram
registrados utilizando-se questionários validados. A avaliação da ansiedade foi realizada por
meio da aplicação do Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) em três momentos,
antes e após a aula tradicional de fisiologia endócrina e após a utilização das metodologias
ativas. Observou-se que o número de acertos antes das atividades didáticas não diferiu entre
os grupos em decorrência do pareamento induzido (p>0.05). Após a realização da aula
expositiva e condução das metodologias suplementares, observou-se que somente o grupo
gamificação apresentou incremento do número de acertos em relação ao baseline (p<0.05),
porém sem diferença significativa em relação às demais modalidades no mesmo momento.
Em relação à avaliação da ansiedade, não houve diferença entre grupos considerando tanto a
ansiedade traço como estado, independente do momento avaliado ou da metodologia de
ensino aplicada (p>0.05). A gamificação promoveu maior percepção de estímulo ao
autoestudo e a capacidade de resolução de problemas bem como contribuiu para
desenvolvimento das habilidades de comunicação em comparação ao grupo submetido ao
estudo de caso (p<0.05). Em conclusão, a gamificação apresentou melhores resultados em
comparação à monitoria e ao estudo de casos na amostra avaliada, como ferramenta
suplementar no ensino de fisiologia endócrina em cursos de medicina veterinária.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - ALINE CARVALHO PEREIRA - DME/FCS (Suplente)
Externo ao Programa - ERIC FRANCELINO ANDRADE - DEF/FCS (Membro)
Externo à Instituição - FERNANDA KLEIN MARCONDES - UNICAMP (Membro)
Externo à Instituição - GRAZIELLE CAROLINE DA SILVA - UNILAVRAS (Suplente)
Presidente - LUCIANO JOSE PEREIRA (Membro)
Externo à Instituição - LUÍS HENRIQUE MONTREZOR - FMRP (Membro)
Externo ao Programa - RODRIGO FERREIRA DE MOURA - DME/FCS (Membro)
Notícia cadastrada em: 12/06/2023 10:40
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