Banca de QUALIFICAÇÃO: GUSTAVO CARVALHO COBUCCI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GUSTAVO CARVALHO COBUCCI
DATA: 02/08/2023
LOCAL: GOOGLE MEET

RADIOIODOTERAPIA COM DOSES INDIVIDUALIZADAS PARA O TRATAMENTO DE HIPERTIREOIDISMO EM GATOS BRASILEIROS

Cintilografia, endocrinologia, iodo 131 , medicina nuclear.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
SUBÁREA: Clínica e Cirurgia Animal
ESPECIALIDADE: Radiologia de Animais

O hipertireoidismo é a afecção endócrina mais diagnosticada em pacientes felinos de idade avançada na medicina veterinária. A radioiodoterapia apresenta taxa de cura de 75-95% do hipertireoidismo felino e é considerada o tratamento de escolha para a afecção. O protocolo de tratamento com doses individualizadas de iodo 131 trouxe elevados índices de cura associados a doses menores do que as previamente utilizadas para gatos com hipertireoidismo. O objetivo é demonstrar os resultados obtidos com o uso do protocolo individualizado de tratamento com iodo 131 , proposto por Peterson e Rishniw (2021) em gatos brasileiros com hipertireoidismo. Além disso, demonstrar os achados cintilográficos utilizando os colimadores planares e pinhole de gatos com hipertireoidismo, e ainda, propor uma evolução no protocolo individualizado incorporando os fatores preditivos observados por Peterson e Rishniw (2021) em gatos hipertireoideus submetidos ao tratamento com doses individualizadas de iodo 131 . O estudo será restrospectivo e serão avaliados os gatos tratados com protocolo individualizado de radioiodoterapia. Os achados da cintilografia dos animais submetidos à radioiodoterapia serão avaliados pelo mesmo observador. Serão avaliadas as características morfológicas dos lobos tireoidianos utilizando o colimador planar e o Pinhole. A dose individual de iodo 131 é calculada com base nas concentrações hormonais (T4), percentual de captação e volume da tireoide, através do algoritmo demonstrado por Peterson e Rishniw (2021).

Presidente - ANTONIO CARLOS CUNHA LACRETA JUNIOR (Membro)
Interno - MARY SUZAN VARASCHIN (Membro)
Externo ao Programa - FLADEMIR WOUTERS - DMV/FZMV (Membro)
Externo à Instituição - PAULO RENATO DOS SANTOS COSTA - UFMG (Membro)