Banca de DEFESA: LAIS MARIA VIANA

DATA: 22/08/2023
LOCAL: DMV12

PESQUISA DE INFECÇÃO POR Cryptosporidium sp. E LESÕES EM BEZERROS

diarreia, bezeerros lactentes, protozoário, Ziehl Neelsen, Ácido Periódico de Schiff.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
SUBÁREA: Patologia Animal
ESPECIALIDADE: Anatomia Patologia Animal

As afecções intestinais que cursam com diarreia em bezerros são complexas e multifatoriais. O protozoário coccídio Cryptosporidium sp. tem recebido destaque como causa de doença em bezerros nas primeiras semanas após o nascimento. Ele pode agir como agente primário, assim como em conjunto com outros enteropatógenos, como Rotavírus, Coronavírus, Escherichia coli e Salmonella spp. De 38 espécies de Cryptosporidium relatadas, quatro causam infecção em bovinos; C. parvum, C. bovis, C. andersoni e C. ryanae, com variações quanto a faixa etária dos animais afetados e localização no trato digestório. Bezerros recém-nascidos demonstram alta suscetibilidade a C. parvum, espécie apontada como importante causa de diarreia e elevadas taxas de eliminação em torno dos 15 dias de idade, além de ter potencial zoonótico. C. parvum se liga aos enterócitos de jejuno e íleo, levando a atrofia de vilosidades, bem como se liga às criptas no cólon. O objetivo do trabalho foi identificar infecção por Cryptosporidium sp. em bezerros de até um ano de idade encaminhados para necropsia no Setor de Patologia Veterinária do Departamento de Medicina Veterinária da Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras (SPV-DMV-FZMV-UFLA), por meio da cito e da histopatologia e identificar fatores que favorecem o parasitismo. Foram examinados bezerros de até 12 meses de idade com histórico de diarreia encaminhados ao SPV, provenientes de propriedades das regiões Campo das Vertentes, Sul e Sudoeste de Minas Gerais, no período de agosto de 2021 a maio de 2023. Amostras de conteúdo intestinal foram colhidas na necrópsia, centrifugadas e o sedimento distendido sobre lâminas de microscopia, que foram secadas, fixadas com metanol, coradas na técnica de Ziehl Neelsen modificada (ZNM) e então avaliadas em microscópio de luz (Obj. 100x). Foram analisados 40 campos/lâmina e considerada a média de oocistos por campo, com classificação da intensidade de infecção em: 0 (negativo); 1 (discreto)= 1 a 10 oocistos; 2 (moderado)= 11 a 20 oocistos; e 3 (acentuado)= acima de 20 oocistos. Foram colhidos fragmentos de intestino delgado e grosso e demais órgãos e tecidos, fixados em formol a 10% tamponado, processados para histopatologia e corados com hematoxilina e eosina para análise microscópica. Foi realizada a técnica histoquímica de Ácido Periódico de Schiff (PAS) para evidenciação das estruturas de Cryptosporidium sp. nos cortes histológicos de intestino. no período do estudo foram necropsiados 71 bezerros de até 12 meses de idade. Em sete  bezerros foram observadas quantidades significativas de estruturas de Cryptosporidium. A idade destes bezerros era 6 a 21 dias.  A coloração de  PAS foi uma ferramenta útil para a evidenciação das estruturas do protozoário, que se coraram em azul a arroxeado na superfície  das vilosidades intestinais. Os resultados evidenciam que, apesar de Cryptosporidium sp. ser um patógeno frequentemente mencionado como causa de diarreia em bezerros, principalmente lactentes e em rebanhos leiteiros, a infecção não foi a causa mais importante de doença e nem de mortalidade, mesmo em bezerros de até 30 dias, considerados os mais suscetíveis.

Interno - MARY SUZAN VARASCHIN (Suplente)
Externo à Instituição - LUTHESCO HADDAD LIMA CHALFUN - UNILAVRAS (Suplente)
Externo ao Programa - FLADEMIR WOUTERS - DMV/FZMV (Membro)
Externo à Instituição - BRUNA RESENDE CHAVES - UNILAVRAS (Membro)