Banca de DEFESA: FÁBIO HENRIQUE VICENTE

DISCENTE: FÁBIO HENRIQUE VICENTE
DATA: 13/09/2023
LOCAL: GOOGLE MEET

EFEITO DA QUANTIDADE DE CÉLULAS SOMÁTICAS NO LEITE SOBRE A RENTABILIDADE DE FAZENDAS LEITEIRAS

Bonificação. CCS. Custo de Produção. Lucratividade. Qualidade do leite. Mastite. Sustentabilidade.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Produção Animal
ESPECIALIDADE: Manejo de Animais

Objetivou-se, com esta pesquisa, analisar o efeito da contagem de células somáticas (CCS) na rentabilidade de fazendas produtoras de leite e analisar os aspectos socioeconômicos e suas associações a aspectos relacionados à CCS. Foram analisados dados de 290 propriedades leiteiras, participantes do projeto de assistência técnica Educampo, do Sebrae Minas, referente ao ano de 2018, localizadas em Minas Gerais. As propriedades foram agrupadas em três Clusters, da seguinte forma: de 50.000 células/mL até 366.000 células/mL (Cluster 1), de 366.000 células/mL até 600.000 células/mL (Cluster 2), maior que 600.000 células/mL (Cluster 3). Realizou-se a análise descritiva, o teste de variância (ANOVA) e o teste Tukey, de diferenças de médias, ao nível de significância de 5% (P<0,05) e análise descritiva por meio de referência cruzada (crosstabs). Todas as análises ocorreram utilizando o software IBM SPSS®. A bonificação por CCS exerceu maior impacto na diferença entre os Clusters em relação ao valor total da bonificação, desempenhando assim um papel significativo na receita total. O Cluster 1 teve maior gasto com alimentação, manejo da cama do compost barn e free stall e inseminação artificial que os demais Clusters, sendo estes fatores que influenciam na CCS e possibilitando maior receita com as bonificações por qualidade. Além disso, os resultados obtidos neste estudo demonstram que fatores como escolaridade dos produtores, tipo de mão de obra utilizada, implementação de bonificação para os funcionários, adoção da ordenha mecânica, frequência de ordenha e qualidade da água estão associados a uma CCS mais baixa na produção leiteira.

Externo à Instituição - MARCOS VEIGA DOS SANTOS - USP (Membro)
Presidente - MARCOS AURELIO LOPES (Membro)
Externo ao Programa - GIDEON CARVALHO DE BENEDICTO - DAE/FCSA (Suplente)
Externo à Instituição - GERCÍLIO ALVES DE ALMEIDA JUNIOR - UFES (Membro)