Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELA CAROLINE BATISTA DA MOTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELA CAROLINE BATISTA DA MOTA
DATA: 04/03/2022
HORA: 14:00
LOCAL: remoto
TÍTULO:

BIOTECNOLOGIA DE MICRORGANISMOS APLICADA À AGROPECUÁRIA E AO MEIO AMBIENTE   


PALAVRAS-CHAVES:

Resíduos Agroindustriais. Glicerol. Casca de café. Bactérias do ácido acético. Celulose microbiana. Licor de maceração de milho.    


PÁGINAS: 62
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

A celulose é um polímero natural sintetizado por plantas e algumas espécies de bactérias do ácido acético (AAB). A celulose bacteriana (bac-celulose) é um polímero mais puro, pois não se liga à pectina, lignina ou hemicelulose, não requer método de separação/purificação, sendo, portanto, ideal para uso nas indústrias farmacêutica e alimentícia, e até mesmo na indústria recuperação de ambientes contaminados com metais. AAB, especialmente o gênero Komagataeibacter, são bactérias estritamente aeróbicas que podem assimilar diferentes fontes de carbono e nitrogênio, potencializando o uso de diversos substratos para a produção de celulose, o que torna a produção de celulose sustentável sem a necessidade de uso de terras cultiváveis ou desmatamento, como ocorre na exploração de celulose vegetal. Apesar de suas características físico-químicas vantajosas, a celulose bacteriana ainda é pouco utilizada devido ao alto custo de produção do mosto para fermentação. Uma alternativa econômica e ambiental para maior investimento nessa área é utilizar nutrientes de fontes alternativas como coprodutos ou resíduos agroindustriais e assim se tornar mais atraente. O uso de bio filtro a base de bac-celulose para o tratamento de efluentes é uma área em ascensão e que tem despertado interesse das empresas, visto que é um material biodegradável, não gera substâncias secundárias e é ecologicamente correto. Produzir bio filtro em meio de cultura alternativo é uma área que precisa ser explorada. Considerando o grande potencial desse biopolímero, o objetivo dessa pesquisa é desenvolver um bio filtro à base de celulose bacteriana produzida a base de coprodutos (glicerol, casca de café e manitol). 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - CRISTINA FERREIRA SILVA E BATISTA (Membro)
Interno - EDUARDO ALVES (Membro)
Externo à Instituição - JEAN MARCEL SOUSA LIRA - UNIFEI - UNI (Membro)
Interno - LUCIANA SILVA RIBEIRO - UFLA (Suplente)
Interno - ROSANE FREITAS SCHWAN (Membro)
Notícia cadastrada em: 21/01/2022 16:16
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 08/05/2024 02:24