INTERNACIONALIZAÇÃO
A Universidade Federal de Lavras oferece aos estudantes do Programa de Pós-graduação em Microbiologia Agrícola (PPGMA), uma ótima infraestrutura para a execução dos seus projetos de pesquisa, a qual vem sendo aperfeiçoada e ampliada ao longo dos anos. Mas, além disso, considerando a velocidade do crescimento científico nos dias atuais, o PPGMA estimula os seus discentes a vivenciarem experiências em outras instituições nacionais e internacionais. Para isso, o programa conta com a colaboração de docentes de outras universidades no âmbito da pesquisa e/ou ensino na pós-graduação, visando a integração e discussão de resultados com profissionais de outras instituições, não caracterizando uma colaboração de interdependência.
As parcerias tem sido muito produtivas tendo somente no ano de 2017 a participação de 11  pesquisadores estrangeiros como co-autores em  diferentes trabalhos publicados em periódicos qualificados pelos estratos da CAPES. Isto tem refletido na maior visibilidade dos docentes do PPGMA que apresentam índices H na faixa de 10 a 28.
O programa conta com o apoio imprescindível das agências públicas de fomento (CAPES, CNPq, FAPEMIG) e, em contrapartida, os seus docentes estão sempre à disposição para atuarem nas diferentes câmaras dessas agências como consultores permanentes ou ad hoc. TODOS (100%, incluindo os colaboradores) os docentes do programa já participaram de congressos internacionais de relevância para a área de atuação. No ano de 2017, 50% dos docentes permanentes participaram de eventos no exterior totalizando a apresentação de 14 trabalhos frutos de resultados de pesquisa desenvolvidos no PPGMA muitos destes em parcerias nacionais e internacionais.  Além da apresentação de trabalhos, a participação nestes eventos proporcionou a renovação e novas parcerias, o que facilitou a internacionalização do programa e estabeleceu-se vínculos com pesquisadores internacionais para receber os discentes selecionados para o doutoramento sanduiche realizados e os que serão realizados.
Segue em curso também a cooperação já existente com algumas empresas privadas (ALCOA, ARACRUZ, FAZENDAS REUNIDAS VALE DO JULIANA, ALMIRANTE CACAU, LALLEMAND ANIMAL SCIENCE, ALAMBIQUE BOCAINA, INSTITUTO BRASILEIRO DE CACHAÇA, entre outros) com as quais desenvolve diversos projetos em parceria. Mantém ainda cooperação institucional em diversos países (Michigan State University University od Delaware, Delaware/EUA; Wageningen University e Center for Plant Breeding and Reproduction – Holanda; CIATEJ – El Centro de Investigación y Asistencia en Tecnología y Diseño del Estado de Jalisco, A.C./MÉXICO; Universidade de Matanzas – Cuba; Universidade de Bern – Suiça; Universidade de Ghent – Bélgica; University of Copenhagen – Dinamarca, além do Projeto CAPES /GRICES com a participação da Universidade do Minho – Portugal, projetos de cooperação internacional pelo CNPQ com a Universidade do México. O programa conta também com as parcerias com Universidades (UFV, UFRGS, UEM,UFMG, ESALQ/USP) e Institutos de Pesquisa (EPAMIG, EMBRAPA) no Brasil.
A UFLA por intermédio da sua Diretoria de Relações Internacionais (DRI) tem ampliado os convênios a acordos firmados institucionalmente, possibilitando maior número de instituições em que as parcerias possam ser estabelecidas para desenvolvimento dos projetos de pesquisa bem como o recebimento de doutorandos participantes do PDSE. A lista de todas as instituições parceiras em todos os continentes pode ser acessada pelo link http://www.dri.ufla.br/acordos-de-cooperacao/.
Alguns detalhes de algumas destas parcerias são listados a seguir:
– UNIVERSIDADE DO MINHO: O PPGMA vem mantendo uma parceria com esta universidade, com os Profs. Nelson Lima, Lucilia Domingues e José Teixeira do Laboratório de Micologia e Biologia Molecular/Departamento de Engenharia Biológica. Nesta parceria temos vários trabalhos publicados em periódicos A1 e 8 doutorados sanduiches nesta Universidade de alunos do PPGMA.  Prof Nelson Lima este no  PPGMA durante sua licença sabática em 2014-2015 e continua o vinculo desde então  como membro do Comitê Internacional de Conselheiros, como membro do Continente Europeu da Coleção de Culturas da Microbiologia Agrícola (CCMA).
– INSTITUTO DE MICROBIOLOGIA, ACADEMIA CHINESA DE CIÊNCIAS – Dr. Juncai Ma:  membro do Comitê Internacional de Conselheiros, como membro do Continente Asiático da Coleção de Culturas da Microbiologia Agrícola (CCMA).
– UNIVERSIDAD DE LA FRONTERA, Chile – Dr. Cledir Santos: membro do Comitê Internacional de Conselheiros, como membro do Continente Americano da Coleção de Culturas da Microbiologia Agrícola (CCMA).
– CENTRO DE INVESTIGACIÓN Y ASISTENCIA EN TECNOLOGÍA Y DISEÑO DEL ESTADO DE JALISCO no México tem parceria com o PPGMA em vários projetos de pesquisa especialmente relativo ao aproveitamento da vinhaça de cachaça e tequila. Esta parceria iniciou-se em 2011 com o apoio do CNPq onde ocorreu missões de brasileiros ao México promovendo cursos sobre biodiversidade microbiana encontrada em alimentos fermentados, tecnologia de alimentos fermentados, aplicação de técnicas para melhoria de aproveitamento de produtos agrícolas na alimentação via fermentação. Nas missões Mexicanas ao Brasil houve cursos e palestras sobre técnicas especializadas em análise de metabolitos microbianos para melhor caracterização da biodiversidade. O PPGMA enviou  deste então 3 estudantes de pós-graduação sob supervisão da Dra Anne Gschadler e Dr Javier Arrizon dos quais já resultaram em publicação de artigos em periódicos de alto fator de impacto . Em 2012, o PPGMA teve a visita por 8 dias da Dra Anne Gschadler e Dr Javier Arrizon como parte da missão mexicana no Brasil. Os pesquisadores fizeram palestras e minicursos para os docentes e discentes do programa. Durante a estadia também participaram de discussões sobre as pesquisas e a proposta de um convênio maior a ser firmado entre a UFLA e o CIATEJ que foi firmada em nível institucional com vigência até 2020. Em 2017, vinculada também a CIATEJ tivemos a palestra e curso presencial da Dra Lorena Amaya sobre produção de enzimas lignoceluloliticas em fermentação em estado sólido. Destas atividades estabeleceu-se nova parceria em outra área da Microbiologia a qual será submetida à agencia de fomento mexicana um projeto de pesquisa em rede com Cuba e Espanha.
– WAGENINGEN AGRICULTURAL UNIVERSITY e CENTER FOR PLANT BREEDING AND REPRODUTION, Wageningen, The Netherlands: Concretização de um convênio para execução de projetos de interesses comuns a UFLA e os dois órgãos. Este convênio está possibilitando o envio de estudantes para treinamento dentro do programa de doutorado sanduíche, bem como o intercâmbio de informações entre professores e pesquisadores das partes envolvidas. No ano de 2012, três docentes iniciaram estágio pos doctoral na Universidade de Wageningen: Prof Eduardo Alves, Prof Luis Roberto Batista e Profa Cristina Ferreira Silva. A partir desta oportunidade foi  assinado recentemente (fevereiro de 2017) o termo de intenção da implementar o Centro de Segurança alimentar e proteção ambiental junto com o Centro de Pesquisas da Universidade de Wageningen, Holanda. A construção deste centro permitirá a ampliação das ações de pesquisa diretamente vinculadas à agroindústria desde o campo até o gerenciamento dos resíduos. Este tipo de estrutura é ainda inexistente no Brasil nos moldes que está sendo proposta e sua criação vem ao encontro da necessidade que o país tem sentido em relação às barreiras no âmbito do comércio internacional, além de garantir alimentos de qualidade à população brasileira e assegurar sustentabilidade das atividades agrícolas e dos ambientes onde a produção e os diversos segmentos da cadeia agrícola estão inseridos.
– Dr Lene Jespersen e Dr. Dennis Nielsen. Department of Food Science, THE ROYAL VETERINARY AND AGRICULTURAL UNIVERSITY, Denmark. A Colaboração com os docentes desta Universidade tem sido realizada via projetos em conjunto e com intercambio de discentes de doutorado. Novos projetos de pesquisa estão sendo discutidos na área de fermentações.
– UNIVERSIDADE DE MATANZAS – CUBA: colaboração do Prof. Dr. Marcelo Enrique Marcet Sanchez na área de fermentações alcoólicas.
– UNIVERSIDADE DE CASTILLA-LA MANCHA e UNIVERSIDAD PÚBLICA DE NAVARRA, UPNA, ESPANHA: O PPGMA iniciou em 2011 e 2015 também parcerias com estas universidades, especialmente relacionadas para o avanço da área de pesquisa em Cogumelos Comestíveis e certamente será uma parceria muito profícua.  Trabalhos científicos em 2017 já foram publicados com pesquisadores desta instituição em periódicos de qualidade (B1).
– INRA (Institut National de la Recherche Agronomique), trabalhando com o Dr Philippe Callac (MycSA- ycologie et Sécurité des Aliments)em Bordeaux/França. Esta cooperação iniciou num evento internacional com a participação de docentes e discentes do PPGMA. Atualmente o Prof. Eustáquio mantém a  parceria colaboração com Dr Callac.
– UNIVERSITY OF YAOUNDE, Camarões: Foi realizado um convenio para o PPGMA receber discentes de doutorado sanduiche da University of Yaounde. Em 2012, foi aprovada a bolsa de estudos do doutorando KAMDA Silapeux Aristide Guillaume para realizar o estágio na UFLA por 12 meses como parte do seu doutoramento. O projeto desenvolvido foi Sensory and antioxidant properties of Fermented Cucurbitaceae seeds inoculated with Lactic acid bacteria. Desde então mantém canal de discussão de resultados de pesquisas desenvolvidas aqui e em Camarões.
– INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGÍA AGROPECUARIA – CENTRO REGIONAL SANTA FE – EEA RAFAELA – Argentina convênio com a Prof. Luis F. Calvinho: Intercâmbio de discentes.
– UNIVERSIDADE DE PAULA SANTANDER – Colômbia – colaboração e intercambio de discentes. No ano de 2014 o PPGMA recebeu dois discentes da Universidade de Paula Santander para realizarem pesquisas por 12 meses no laboratório de Microbiologia das fermentações e atualmente são estudantes estrangeiros no PPGMA no Mestrado e Doutorado.
– UNIVERSITY OF PRAGA – Republica Checa – Colaboração em projetos de pesquisa e intercambio de discentes de doutorado com o Prof. Dr. Tomas Branyik.
– MICROBIOLOGY INSTITUTE OF THE CHINESE ACADEMIC OF SCIENCES-Acordo de mútua- cooperação em Microbial Resources Information Management and Utilization em fase final de análise da documentação para assinatura do convênio.
– CENTRO DE CIÊNCIAS DO MAR- FARO/Portugal: Profa Maria Clara Costa. Intercambio de discente do PPGMA em doutoramento sanduíche na área de Microbiologia Ambiental.
– DELAWARE UNIVERSITY – DEPARTMENT OF Animal and Food Science-EUA – Dra Kalmia Kniel: Intercambio de estudante do PPGMA em doutoramento sanduíche na área de Microbiologia de Alimentos.
– Luca Coccolin – UNIVERSIDADE DE TOURIN: parceria na área de Microbiologia de alimentos fermentados.
– UNIVERSIDADES DE GHENT/Bélgica e Universidade de Bern/Suíça: Essas universidades têm sido muito importantes por receberem discentes do PPGMA para a realização do doutorado sanduíche, o que tem enriquecido muito a formação desses discentes,não apenas no aspecto técnico-científico, mas principalmente no amadurecimento como pesquisadores e permitindo a eles a superação da barreira da comunicação com pesquisadores de outros países. Essa experiência certamente contribuirá muito para o futuro desses doutores, os quais poderão formar novos grupos de pesquisa tendo já na sua formação a interação com pesquisadores internacionais. Nesta parceria, além de estudantes em estagio pós-doutoral, o PPGMA tem publicações conjuntas de artigos e edição de livro na área de Biodiversidade de Solos.
Além de todas as parcerias e convênios internacionais já firmados, o PPGMA tem recebido anualmente propostas de pós–doutorado e doutorado  de estrangeiros por meio dos mais diversos editais como Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (Bolsas Brasil – PAEC OEA-GCUB), Be a Doc, Erasmus, Programa de Estudantes-Convênio de Pós-graduação (PEC-PG), CNPq.
Os docentes do PPGMA tem submetido ás agencias de fomento projetos de pesquisa em parcerias com Instituições estrangeiras e em sistema de rede como BRICS, CYTED (México), CNPq/MCTIC/CBAB – Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia, dentro outros.
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 27/04/2024 08:54