Apresentação

O Programa de Pós-graduação em Microbiologia Agrícola fornece subsídios intelectuais para que os egressos atuarem em instituições públicas, privadas de ensino e/ou pesquisa,  no desenvolvimento de processos, produtos, controle de qualidade e desenvolvimento tecnológico com base em  Microbiologia Aplicada à Agroindústria;  Microbiologia ambiental e industrial; Microbiologia do Solo; Microbiologia de Alimentos; Fisiologia de Microrganismos; Genética de Microrganismos especialmente em técnicas moleculares e bioinformática. O PPGMA abre processo seletivo semestralmente. Os alunos ingressantes podem receber bolsa de estudos das principais agências de fomento como CAPES, CNPq e FAPEMIG. Por ser nota 6 na avaliação CAPES o PPGMA tem aporte financeiro anual da CAPES via PROEX . Os projetos de pesquisa são mantidos por recursos de propostas aprovados em editais públicos ou de empresas privadas.

O Programa de pós graduação em Microbiologia (PPGMA) está lotado no  Departamento de Biologia (DBI), no Instituto de Ciências Naturais (ICN) da UFLA. O PPGMA teve inicio em 2001 com 6 docentes permanente, tendo apenas o curso de mestrado e iniciando com conceito 3 da CAPES. No triênio seguinte (2004-2006) teve início também o curso de Doutorado com conceito 4. Desde a sua aprovação o conceito do PPGMA tem aumentado a cada avaliação, sendo de 5 no triênio 2007-2009 e 6 no triênio 2010-2012, alcançando assim o status de curso de qualidade internacional. A partir daí o PPGMA manteve o conceito 6 até os dias atuais.

A pesquisa No PPGMA encontra-se consolidada, com a participação de 12 docentes permanentes e 4 docentes colaboradores de diferentes Departamentos e instituições de ensino e pesquisa no país. A qualidade da produção intelecutal do PPGMA tem melhorado a cada avaliação, sendo que no último quadriênio, mais de 70% da produção está em revistas internacionais e nos extratos A1 e A2. Este crescimento científico tem acompanhado e favorecido a consolidação do Departamento de Biologia na pós-graduação, de maneira que, atualmente, a Microbiologia Agrícola é uma área que tem atuação marcante no ensino, pesquisa e extensão da Universidade. Essa evolução do programa passou também pela melhoria da estrutura do setor de Microbiologia, em função da aprovação e execução de projetos científicos. A criação do PPGMA contribuiu para a melhoria da estrutura do setor, que alem das melhorias no laboratórios já existentes de na linha de pesquisa em fermentações e fisiologia, conta hoje com novos laboratórios de   contalev prob, ecologia e bioinformatica. Apesar disso, o programa prevê novas expansões e novos desafios, com novos equipamentos para permitir que os estudantes trabalhem na fronteira do conhecimento.

A procura pelo curso tem sido crescente a cada semestre, confirmando as expectativas anteriores da demanda existente na área, incluindo candidatos de outras regiões do país e do exterior. A inserção internacional do programa também cresceu ao longos dos anos, com crescente no recebimento de alunos estrangeiros bem como o envio de alunos do programa para treinamento no exterior.  A maior parte dos docentes já fizeram treinamento no exterior e todos tem trabalhos de pesquisas e artigos publicados em parceria com pesquisadores estrangeiros. Outro ponto forte do programa que evolui ao longo dos anos é o desenvolvimento de novas tecnologias com registro de patentes.

Além da preocupação em cumprir os critérios exigidos pela Capes, como tempo de titulação e produção intelectual, o Programa tem assumido também o compromisso de dar aos alunos todo o suporte necessário para uma formação sólida na área de Microbiologia.

 O PPGMA conta com três linhas de pesquisa:

1 - Ecologia, genética e fisiologia de microrganismos

Fisiologia e genética de microrganismos de ambientes agrícolas e naturais; caracterização e monitoramento de populações e comunidades microbianas; estudo de suas relações funcionais em diversos ambientes, como solo, água, plantas, alimentos, animais e resíduos agroindustriais, incluindo a aplicação de técnicas bioquímicas, proteômica e moleculares, incluindo metagenômica.

 2 - Biotecnologia de microrganismos aplicada à agropecuária e ao meio ambiente

Processos e desenvolvimento de tecnologias microrbianas para recuperação de ecossistemas, melhoria de processos biológicos naturais com incremento da produção animal e vegetal e consolidação da sustentabilidade do agronegócio. Microrganismos promotores de crescimento e com potencial de controle biológico. Conhecimento e desenvolvimento de processos fermentativos espontâneos utilizados na elaboração de diversos alimentos e bebidas, para alimentação animal e desenvolvimento de métodos de diagnóstico e produtos para a melhoria da saúde animal, objetivando a melhoria de produtos e incremento da agroindústria sustentável.

 3 - Qualidade e segurança microbiológica de alimentos

Avaliação de pontos críticos de controle em todas as etapas da produção e no processamento de alimentos e caracterização de microbiota terroir. Análise da dinâmica das populações microbianas presentes em alimentos e avaliação de riscos para o meio ambiente e para a saúde humana e saúde pública.

 

Para mais detalhes, assista ao video promocional do Programa.

 

ATENÇÃO:

A Secretaria Integrada do Instituto de Ciências Naturais (SI/ICN) é a responsável por atender a demanda deste Programa de Pós-Graduação.

Acesse: https://icn.ufla.br/si e saiba mais sobre nosso atendimento.

 

 


Página Alternativa



Telefone/Ramal

Telefone/Ramal: (35) 3829-1628
E-mail: pg.icn@ufla.br

Coordenação do Programa

  • - WHASLEY FERREIRA DUARTE

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 27/04/2024 06:32