Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA APARECIDA GOMES SOUZA DIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA APARECIDA GOMES SOUZA DIAS
DATA: 30/11/2022
HORA: 10:00
LOCAL: DBI-02
TÍTULO:

SELEÇÃO DE LEVEDURAS À PARTIR  DA  COMPOSTAGEM À BASE DE SERRAGEM ENRIQUECIDA COM DIFERENTES TIPOS DE FARELOS VISANDO A PRODUÇÃO DE COMPOSTOS VOLÁTEIS.


PALAVRAS-CHAVES:

Comunidade microbiana. Leveduras. Fermentação. compostos orgânicos voláteis.


PÁGINAS: 20
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitossanidade
RESUMO:

A compostagem de serragem pura é um processo difícil, considerando o baixo teor de nitrogênio, dificultando o desenvolvimento de microrganismos termofílicos. Entretanto, para o cultivo do cogumelo shiitake, estudos recentes foram iniciados com o propósito de se fazer uma compostagem curta da serragem a partir do seu enriquecimento com farelos que são utilizados normalmente no substrato de cultivo. Nestes experimentos, percebeu-se que, durante o processo, são produzidos compostos voláteis de aroma muito agradável, indicando a presença de bactérias e/ou leveduras responsável pela produção de compostos orgânicos voláteis. Diante disso, o presente projeto tem como objetivos o isolamento, caracterização e identificação de leveduras com maior potencial de produção de compostos voláteis, em especial do grupo dos ésteres. Para isto diferentes tratamentos de compostagens serão utilizados para avaliação dos compostos voláteis: T1- Serragem + 20% farelo de trigo; T2- Serragem + 20% farelo de arroz; T3- Serragem + 20% fubá; T4- Serragem + 7% farelo de trigo + 7% farelo de arroz + 7% fubá. O processo fermentativo será conduzido em bioreatores de 50 litros, contendo 12 kg de substrato em peso seco, com a umidade ajustada para 65%. O processo será conduzido durante 6 dias, com reviragem do substrato de dois em dois dias de compostagem. Após 6 dias de compostagem, o substrato será transferido misturado por 5 minutos em betoneira para garantir a uniformidade do mesmo antes da coleta das amostras. Serão obtidas amostras compostas de cada tratamento para determinação da matéria seca, pH, temperatura, análise de compostos voláteis  e isolamento dos microrganismos. Os compostos voláteis serão determinados por cromatografia gasosa (GC-MS). O tratamento com a melhor performance de produção de compostos orgânicos voláteis, em termos qualitativos, será selecionado para o isolamento de microrganismos (bactérias e leveduras). Os microrganismos dominantes serão purificados, identificados e, se possível, caracterizados quanto ao seu potencial de produção de compostos voláteis de interesse, para uma futura aplicação prática.

      


MEMBROS DA BANCA:
Interno - BEATRIZ FERREIRA CARVALHO - UFLA (Membro)
Interno - DISNEY RIBEIRO DIAS (Membro)
Externo à Instituição - NÁDIA NARA BATISTA - UFLA (Suplente)
Presidente - ROSANE FREITAS SCHWAN (Membro)
Notícia cadastrada em: 11/11/2022 11:42
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 08/05/2024 19:06