Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: NZENGELE NZAMBI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NZENGELE NZAMBI
DATA: 26/06/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Departamento de Biologia - DBI/UFLA
TÍTULO:

Os microrganismos solubilizadores de potássio tem sido usados como bioinoculantes para promover o crescimento de diferentes espécies de cultura. Entretanto a sua influência em solubilizar o potássio originário das rochas e disponibilizar esse nutriente para o crescimento das plantas não tem sido frequentemente examinados. O nosso estudo tem como objetivo avaliar a comunidade de microrganismos na solubilização de K a partir de rochas potássicas. Esses serão isolados a partir do solo de diferentes povoamentos florestais. Serão feitas diluições de 10¹ a 10⁻⁹ e inoculadas em placas usando o meio de cultura Aleksandrov suplementado com rocha potássica. Os organismos positivos para solubilização do K serão cultivados em cultura pura e identificados por meio da análise das sequências do gene RNAr 16S. Por fim, estes serão noculados em plantas de milheto para avaliar sua capacidade de solubilizar o K no solo e fornecê-lo às plantas. Espera-se identificar estirpes de bactérias promissoras para a solubilização de K e que possam ser utilizadas para o futuro de inoculantes.


PALAVRAS-CHAVES:

Solubilização de potássio, microrganismos, inoculação, bokashi


PÁGINAS: null
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Microbiologia
SUBÁREA: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
ESPECIALIDADE: Bacterologia
RESUMO:

Os microrganismos solubilizadores de potássio tem sido usados como bioinoculantes para promover o crescimento de diferentes espécies de cultura. Entretanto a sua influência em solubilizar o potássio originário das rochas e disponibilizar esse nutriente para o crescimento das plantas não tem sido frequentemente examinados. O nosso estudo tem como objetivo avaliar a comunidade de microrganismos na solubilização de K a partir de rochas potássicas. Esses serão isolados a partir do solo de diferentes povoamentos florestais. Serão feitas diluições de 10⁻¹ a 10⁻⁹ e inoculadas em placas usando o meio de cultura Aleksandrov suplementado com rocha potássica. Os organismos positivos para solubilização do K serão cultivados em cultura pura e identificados por meio da análise das sequências do gene RNAr 16S. Por fim, estes serão noculados em plantas de milheto para avaliar sua capacidade de solubilizar o K no solo e fornecê-lo às plantas. Espera-se identificar estirpes de bactérias promissoras para a solubilização de K e que possam ser utilizadas para o futuro de inoculantes.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MÁRCIA SOARES VIDAL - EMBRAPA (Membro)
Externo à Instituição - MARCIA REED RODRIGUES COELHO - EMBRAPA (Suplente)
Externo à Instituição - JOSE IVO BALDANI - EMBRAPA (Membro)
Presidente - EDERSON DA CONCEIÇÃO JESUS - EMBRAPA (Membro)
Notícia cadastrada em: 12/06/2023 12:26
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 08/05/2024 17:26