Apresentação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Programa de Pós-graduação em Engenharia de Alimentos é constituído de uma única área de concentração (Engenharia de Alimentos), composta por três linhas de pesquisa:

 

  • Desenvolvimento de processos na indústria de alimentos

  • Modelagem, simulação e controle de processo

  • Propriedades fisicas de alimentos e insumos

Estas áreas tem forte interação, ao considerar e tratar os problemas de pesquisas na área Engenharia de Alimentos dentro de uma visão ampla. A área de concentração de Engenharia de Alimentos engloba tanto estudos experimentais dos processos térmicos, de separação, de conservação, de fermentação e tratamento de resíduos, como também da modelagem e simulação dos processos, visando o desenvolvimento e otimização de processos e produtos na indústria de alimento.

Os processos seletivos para ingresso são realizados semestralmente, por meio da análise do Curriculum Vitae. A oferta do curso será semestral e a oferta de vagas será de acordo com a produção e disponibilidade de vagas e bolsas.

A principal fonte de financiamento é o CAPES/PROAP e também projetos diversos com financiamento público (diversas agências de fomento federais e estaduais).

 LINHAS DE PESQUISA - DOCENTES


 

Objetivos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos

 

  • Promover a capacitação técnico-científica de recursos humanos englobando a formação em Engenharia de Alimentos, para inserção de profissionais altamente qualificados no mercado de trabalho;
  • Estudo de processos de modo a obtenção de produtos com maior qualidade, e menores custos e impacto ao meio ambiente;
  • Fomentar a pesquisa na área de Engenharia de Alimentos atendendo a demandas específicas do setor de alimentos;
  • Divulgação dos conhecimentos e tecnologias geradas em revistas científicas e técnicas, em Simpósios, Congressos e outros;
  • Promover o desenvolvimento nacional através da parceria e de transferência de tecnologia para o setor produtivo alimentício;
  • Articular a produção e as temáticas de Engenharia de Alimentos com a produção científica dos demais programas de pós-graduação, contribuindo para criar uma interdisciplinaridade ativa.
 

 

Perfil do egresso

O público alvo do programa são os egressos de cursos de graduação em Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia Agrícola, Química e cursos afins. 

 


 

Perfil do profissional

Os mestres formados pelo programa de pós-graduação em Engenharia de Alimentos poderão atuar como docentes e/ou pesquisadores ou técnico nas instituições de ensino superior, em institutos de pesquisa, em indústrias de alimentos, entre outras. O programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos da UFLA pretende formar profissionais com base sólida em Engenharia que sejam capazes de:

a) desenvolver e otimizar processos e produtos na indústria de alimentos, ajustados às exigências do mundo atual em relação à sustentabilidade e segurança alimentar;

b) contribuir para o avanço da ciência e tecnologia na área de Engenharia de Alimentos;

c) atuar com competência, ética, lisura e senso crítico no ensino, pesquisa e nas diferentes frentes de trabalho na área de Engenharia de Alimentos.

 


 

Auxílio financeiro:

 

Bolsas de mestrado: CAPES e FAPEMIG. 


*Programa conceito A: Aprovado pela Capes

 

 


Telefone/Ramal

Telefone/Ramal: 3829-1392
E-mail: ppgeal.dca@ufla.br

Coordenação do Programa

  • - JOSE GUILHERME LEMBI FERREIRA ALVES

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

  • - FABIANA QUEIROZ

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 17/10/2021 02:43